top of page

Terrible Two ! Crise dos 2 anos.

  • Writer: Fernando Schultz
    Fernando Schultz
  • Apr 30, 2019
  • 2 min read

De repente, aquele bebê sossegado, carinhoso, que só faz caretas e pelo qual os pais se derretem muda. Gritos, birras e choros incessantes passam a fazer parte do seu comportamento. Essa fase é chamada pelos pais e pediatras de “crise dos dois anos” ou “terrible two” (“terrível dois”, em tradução livre). Ela não é mito e faz parte do desenvolvimento do bebê. Nessa hora, é necessária uma boa dose de paciência dos pais.

É a fase em que a criança passa a se comportar de modo opositivo às solicitações dos pais. De repente, a criança que outrora era tida como obediente e tranquila passa a berrar e espernear diante de qualquer contrariedade. Bate, debate-se, atira o que estiver à mão e choraminga cada vez que solicita algo. Diz não para tudo, resiste em seguir qualquer orientação, a aceitar com tranquilidade as decisões dos pais, para trocar uma roupa, sair de um local ou guardar um brinquedo. Para completar, não atende aos pedidos e parece ser sempre do contra.

Um desafio para pais e educadores é uma fase onde a criança tende a decidir o que quer e o que não quer, assim como na adolecencia é um momento onde algumas obrigações precisam ser impostas, pois uma criança de 2 anos não tem ainda noção do que é o certo ou o errado para ela. Passada está fase tudo que dura em média de 3 a 6 meses tudo volta ser mais fácil. O importante é não ceder pois uma vez que a vontade da criança foi atendida o processo se torna ainda mais longo e cada vez mais dificil de lidar;

Nesta fase pais e educadores devem ser firmes agir com autoridade e não com autoritarismo , desta forma a criança entenderá que há coisas que são inegociável. Uma vez atendido determinados comportamentos a criança tende a ser assim para o resto da infância.

fonte:

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page